quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Como fazer uma casa realista para bonecas


Atendendo a pedidos...

Vou explicar como foi feita a casa da TDBmix, que aparece nas redes sociais (a casa da Angel).
Seguindo o mesmo objetivo de custo reduzido, com materiais fáceis de encontrar, o vídeo postado no canal no youtube, mostra as etapas de cada processo.



Essa casa levou aproximadamente 1 mês para ser finalizada (até a decoração com a mobília), pois foi feita pausadamente conforme a disposição de tempo aleatório.

Um formato diferente para servir de inspiração, para que cada um possa fazer a sua casa de bonecas, com algumas ideias que vou mostrar aqui.

Se tem alguma parte do processo de montagem, que você gostaria de saber em especial com mais detalhes, escreva aqui embaixo nos comentários, que eu responderei.

Não deixe de ver os outros vídeos anteriores, que tem uma explicação mais minuciosa do processo base de como fazer essa casa, vou deixar abaixo os vídeos, que recomendo:

Como fazer a casinha Base:

Como fazer janela:


Como fazer um jardim perfeito:


Como fazer decoração:


Primeiro passo, é você tem que ter em mente, como será a estrutura de base da sua casinha, caso fique difícil, faça um desenho em um papel, veja fotos e imagens que te inspirem, isso é superimportante antes de começar o projeto de uma casa como esta.

No meu caso, para começar queria uma casa mais praiana, bem minimalista na parte externa. Com abertura diferenciada. Então resolvi projetar uma janela bem grande para a sala de jantar. Passei dias pensando como fazer.

Na primeira etapa de base, recomendo o uso do Isopor 50mm, que tem espessura mais grossa e mais resistente e para as demais laterais e pisos, Isopor 40mm. Apenas na cobertura pode-se usar o isopor mais fino.

Pegue a folha de isopor padrão (50mm - 1metro por 50cm), risque nela a divisão dos cômodos que farão a composição do primeiro andar e recorte, caso necessário. Depois recorte o isopor e complete as divisões, já com as aberturas recortadas de portas e janelas e cole. Na minha casa, separei em 3 cômodos, sendo sala de estar, sala de jantar e cozinha.

Cole a placa da isopor base para o piso do segundo andar, e repita o processo com as demarcações que farão a composição dos cômodos do segundo andar. No meu projeto o segundo andar é composto pelo quarto e closet.

Percebam, que para cada placa que eu colo, para ajudar melhor no processo de colagem entre as placas, eu coloco fita crepe para firmar melhor a cola e evitar que as placas fiquem se mexendo/deslizando. É recomendado que deixe cada andar secar por pelo menos 1 dia inteiro, então continuar o processo da montagem.

Por ser placas de isopor de uma espessura bem grossa, no momento do corte, pode haver algumas deformidades nos cortes, por este motivo, eu usei massa acrílica para deixar as placas uniformes e lisas, suavizando as deformidades das emendas das placas. Depois de passar a pasta, é interessante deixar secar pelo menos por um ou dois dias... para que o material tenha melhor adesão ao isopor.

Depois da montagem dos andares, passe para o processo das aberturas ( aqui fiz conforme o vídeo de montagem da janela, que uso palitinhos de sorvete ).  Em seguida, isole com papel e fita crepe e passe para o processo de pintura da parte externa.

Na minha casinha, optei por fazer jateamento, um processo bem simples, que pode ser feito com massa corrida, com areia e tinta, ou com qualquer outro material que queira. Se quiserem saber mais sobre esse processo que usei, escrevam aqui nos comentários.

Depois da pintura e trabalho de jateamento, passei tinta PVA branco puro por cima de tudo, inclusive das aberturas.

Se achar necessário, pode repetir a pintura quantas vezes quiser, para melhor aderência, respeitando o prazo mínimo de 24hs entre uma de mão de tinta para a outra.

Após secagem completa da cor de fundo, hora de colocar os vidros nas janelas. No meu caso, resolvi colocar vidro mesmo, pois foi uma opção mais barata, levei as medidas em uma vidraçaria e cortaram tudo certinho e coloquei das aberturas com as bordas de palitinho de sorvete. Logo após, colocar os vidros, tem que pintar as bordas das aberturas, onde seguram os vidros... pinte quantas vezes quiser, para um bom acabamento.

A decoração interna, fica a critério do gosto de cada um. Eu decorei as paredes com eva e o piso com papel contact, deixei o teto somente com o isopor puro para ter mais claridade nos cômodos.

Depois de bem seca as paredes externas, resolvi passar uma cor areia, para diferenciar das aberturas da casa e ter um contraste.

Fiz também na parte da frente uma sacada, com cerquinha de palitos de sorvete, para dar um charme. E pintei de branco, em contraste com as aberturas.

A decoração, mobília e paisagismo, fica a critério de cada um. Mas confesso que minha casa fica em constante mudança.

Bom, espero que tenham gostado. E, bora lá construir a sua, que eu quero ver!