segunda-feira, 19 de setembro de 2016

História da Barbie - Mattel

Hoje trago uma curiosidade, talvez não seja uma curiosidade única, mas quem nunca se perguntou: de onde veio e como surgiu a Barbie?

Pois bem, vamos falar dos criadores da empresa e como surgiu a nossa queridinha Barbie e seus amigos.


“A Mattel nasceu em uma garagem na Califórnia/EUA, em 1945, e foi criada fruto do espírito empreendedor de Ruth Handler e o marido Elliot, assim como do amigo do casal Harold "Matt" Matson. ["Matt" + "El" de Elliot" = "Matt-el"].
Ruth, uma das 10 filhas de um casal de imigrantes poloneses, nasceu e foi criada em Denver, no Colorado e morreu em 2002,de complicações pós-operatórias depois de ter sido operada para a retirada de um câncer no cólo do útero, aos 85 anos, em Los Angeles, na Califórnia.
Por volta dos anos 50, Ruth e o seu marido Elliot, observavam o comportamento de sua filha Barbara que brincava apenas com bonecas de papel e normalmente as personificava como sendo bonecas adultas, pois até então todos os bonecos fabricados nos Estados Unidos eram somente representações de crianças. Ruth sugeriu ao seu marido (um dos fundadores da Mattel) a idéia de criar uma boneca adulta.
Durante sua viagem a Europa em 1959, Ruth conheceu uma boneca alemã chamada Bild Lilli que circulava desde 1955. A boneca tinha as proporções perfeitas para o que seria uma boneca adulta, assim Ruth comprou 3 delas, dando uma para sua filha e usando as outras para servir de base para criação de sua própria boneca. A boneca Lilli foi originada de uma tirinha de jornal, do jornal alemão Bild, originalmente voltada para o público adulto.
Quando retornou aos Estados Unidos, Ruth redesenhou uma boneca tridimensional, com a ajuda do designer Jack Ryan, prendeu acessórios – roupas, objetos, etc., dava espaço para as crianças desenvolverem a criatividade – e, deu-lhe o nome de sua filha Barbara Millicent Roberts, encurtado como Barbie. A boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova Yorkem 9 de maro de 1959, data que também foi oficializada como o aniversário oficial da boneca. A boneca foi vendida a 3 dólares, nos primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas. A princípio foram introduzidas duas versões dela sendo uma morena e outra loira, mas depois deixaram seu visual sendo loiro definitivamente. Diante do imenso sucesso que a Barbie conquistou no mundo todo, anos depois a Mattel comprou os direitos da boneca Bild Lilli e ela parou de ser fabricada em 1964.
Desde sua criação foram criadas novos modelos de Barbies, com novas roupas, penteados e maquiagens, se tornando mais contemporânea no decorrer dos anos. Muito em breve também deu início ao desenvolvimento de sua família, que aumentou, com a chegada do Ken em 1961 – o namorado da Barbie, o nome do boneco também teve origem na família de Handler. Ele foi batizado com o nome do filho, Kenneth, morto em 1994, vítima de AIDS
Ken, que ao lado de Barbie sempre acompanhou a moda da época, variando o corte do cabelo de acordo com o último estilo.
Em 1963 ela recebeu sua primeira amiga, a Midge (Viky, na versão brasileira) e em 1964 Barbie recebeu sua primeira irmã caçula, a Skipper. Ambas criadas atendendo a pedidos, para evitar uma polêmica de que dizia que a boneca era um símbolo sexual.
Depois veio Christie (1968 - a primeira boneca afro-americana),Theresa (1988 – Barbie Latina), Kira (1990 – a Barbie asiática),a Barbie deficiente Formismonica em cadeira de Joanetelareitos (1997) e muitas outras e outros como a Summer (2004), Nikki (2006), Raquelle (2007) e Grace (2009).
. Barbie também recebeu outras irmãs caçulas como os gêmeos Tutti e Todd(1966), Stacie (1990), Kelly (1995) e Krissy (1999). No entanto depois de vários anos as irmãs foram reduzidas para apenas 3: Skipper, Stacie e Chelsea, esta última como substituta da Kelly em 2009. Todos personagens que foram criados em homenagem aos netos de Ruth.
Desde seu lançamento a boneca foi considerada a marca mais famosa e lucrativa da empresa, a ponto de ser considerada um grande ícone da empresa e da cultura pop. Diante de seu sucesso a boneca já recebeu várias coleções, roupas e amigos entre cada década, bem como seus próprios filmes, quadrinhos, jogos eletrônicos e desenhos animados.
Em mais de 40 anos de existência, foram vendidas em torno de bilhões de Barbies no mundo todo. Hoje, a empresa é um dos maiores fabricantes de brinquedos no mundo faturando em torno de 5 bilhões de dólares/ano. Somente a Barbie traz para os cofres da empresa 1,5 bilhão de dólares. A marca vale bilhões de dólares. E, por fim, a empresa investe anualmente fortunas em programas sociais.
A Mattel tem uma vasta linha de produtos dedicados ao público infantil. Além disso, a empresa desenvolve extenso programa de responsabilidade social, como por exemplo, a questão dos negros, dos deficientes físicos, etc.
A influência da Barbie nos dias de hoje é visível e sem dúvida marcante. Existem sempre comparações e citações da boneca mais vendida do mundo: costuma-se chamar alguém de Barbie por estar vestida de rosa, ou por ser loira e bonita. Isso prova que a Barbie valorizou uma linha de preocupação com a estética, beleza e ajudou a criar um padrão de beleza. A moda da boneca influencia a sociedade, pois ela procura sempre simbolizar uma mulher ou moça bonita, inteligente, amiga, companheira e meiga.
A Barbie marcou gerações inteiras e continua até hoje, devido a personalidade que lhe foi associada.”
Fonte de pesquisa: Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barbie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua pergunta, terei imenso prazer em lhe responder.